A Serra Gaúcha reúne alguns dos destinos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. Uma viagem à região inclui atrações para todas as idades e épocas do ano, com refeições saborosas e mesa farta, além de ótimas opções de hospedagem, compras e roteiros que vão do lúdico à imersão completa na natureza.
Descubra seus cânions, cachoeiras, passeios a cavalo e trilhas. A região é repleta de boas opções para quem curte ecoturismo, aventura e o turismo rural.
NATUREZA
EXUBERANTE.
A natureza é um espetáculo à parte.
Abraçados pelos cânions dos Aparados da Serra a leste e pela serra catarinense ao norte, os Campos de Cima da Serra estão na parte mais alta do Rio Grande do Sul.
Seu relevo suave e profundamente recortado é muito agradável de se contemplar. Seu clima úmido subtropical de verões brandos e invernos relativamente frios agrada em cheio as araucárias.
As árvores de grande porte se destacam em capões ou mesmo sozinhas, entre a chamada vegetação de altitude, que reúne espécies rasteiras, adaptadas às baixas temperaturas em áreas acima de 900 metros.
O resultado é uma paisagem única, que se transforma a cada estação, trazendo cenários que você só vai encontrar em um lugar assim.
CONFORTO.
O ACOLHER SERRANO.
Um lugar incomparável na sua história, cultura, gastronomia e paisagem. São Francisco de Paula é um local onde é possível ser feliz. A beleza natural dos campos, o clima, o ar puro. É aconchegante viver aqui.
Seu povo é muito hospitaleiro. As pessoas gostam de morar em São Francisco de Paula. Gostam muito. Todos são apaixonados pela cidade.
O clima, a neblina, os campos, a mata, a comida. É um conjunto que forma uma paisagem e o ritmo da cidade.
O clima, a neblina, os campos, a mata, a comida. É um conjunto que forma uma paisagem e o ritmo da cidade.
Depoimentos de moradores de São Franciso de Paula, presentes no livro “O pensamento do serrano”, de Paulo Francisco Heineck.